terça-feira, 19 de julho de 2011

BRASIL - Mercosul - 2010.

Data de emissão, 25/03/2010.
Tiragem, 600.000.
Obs .: Emissão Década da Cultura de Paz, Homenagem à Zilda Arns.
Emissão Mercosul: 2001-2010/Década da Cultura de Paz­
Homenagem a Zilda Arns

"Prefiro olhar o lado positivo das coisas!" (Dr'. Zilda Arns Neumann)

Este selo postal, relativo à emissão anual dos paises do Mercosul, é o reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido pela médica pediatra e sanitarista Dr", Zilda Arns, que, com seu trabalho e dedicação em prol das crianças brasileiras, exerceu suas funções de profissional com amor extremo, abraçando em plenitude sua cidadania. É também uma referência à conclusão da Década da Cultura de Paz 2001/2010, instituída, em 1998, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU.

Uma mulher de coragem! Dr". Zilda Arns viveu para defender e promover as crianças, as gestantes e os idosos, e construir uma sociedade mais justa, fraterna, com menos doenças e sofrimento humano. Morreu tragicamente no terremoto que devastou a capital do Haiti, Porto Príncipe, em 12 de janeiro de
2010, logo após fazer um pronunciamento sobre como salvar vidas com medidas simples, educativas e preventivas. Deixou sua marca na história do Brasil ao fundar e coordenar a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa.

Dr". Zilda formou-se em medicina. Era pediatra e sanitarista. Nasceu em Forquilhinha (SC) em 25 de agosto de 1934. Depois de morar em Curitiba desde a juventude, nos últimos anos residia em Campo Largo (PR), a 25 km da capital paranaense. Em 26 de dezembro de 1959, casou-se com Aloísio Bruno Neumann (1931-1978), com quem teve seis filhos, e foi avó de dez netos.

Em 1983, incentivada pelo irmão Dom Paulo Evaristo Arns, e a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, a Dr". Zilda iniciou a Pastoral da Criança, juntamente com Dom Geraldo Majella Agnelo, Cardeal Primaz do Brasil e Arcebispo de São Salvador da Bahia, que na época era Arcebispo de Londrina. Por meio da Pastoral da Criança desenvolveu a metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre da multiplicação de peixes e pães, que saciaram cinco mil pessoas, como consta no Evangelho de São João (Jo 6,1-15).

Como resultado das ações promovidas pela Pastoral da Criança, foi reduzida significativamente a mortalidade infantil e promovido o controle da desnutrição em mais de 44 mil comunidades. Os líderes comunitários capacitados visitam as casas mensalmente, orientam as mães sobre os cuidados com a saúde e o desenvolvimento da criança. Após 26 anos, a Pastoral da Criança conta com mais de 260 mil voluntários, que acompanham 1,8 milhão de gestantes e crianças com menos de seis anos e 1,4 milhão de famílias pobres, em 4.063 municipios do País.

Em 2004, a Dr". Zilda recebeu da CNBB outra missão semelhante, fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente, mais de 158 mil idosos são acompanhados todos os meses por 17 mil voluntários em 740 municipios brasileiros. Em novembro de 2008, participou da fundação da Pastoral da Criança Internacional, no Uruguai, da qual foi coordenadora. A Pastoral da Criança está presente em 20 países da América Latina e Caribe, Africa e Asia.

Em seu trabalho, sempre aliou o conhecimento cientifico ao conhecimento e cultura popular, valorizou o papel da mulher pobre na transformação social; mobilizou a todos, pobres e ricos, analfabetos e doutores, na busca da Vida Plena para todos. Em suas manifestações costumava dizer: "Há muito o que se fazer, porque a desigualdade social é grande. Os esforços que estão sendo feitos precisam ser valorizados para que gerem outros ainda maiores."

Faleceu fazendo o que sempre defendeu: congregar mais pessoas para se unirem na busca de "vida em abundância" para crianças e gestantes pobres, transformando o seu trabalho em um exemplo de amor, capaz de transformar o mundo, promovendo a paz e a dignidade do ser humano.

Fonte:
Pastoral da Criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário