terça-feira, 19 de julho de 2011

BRASIL - Mercosul - 2009.

Data de emissão, 23/07/2009.
Tiragem, 3.000.000.
Obs .: Emissão Produtos de Exportação, Circuito das Frutas, Turismo Rural.

Produtos de Exportação
Circuito das Frutas, Turismo Rural

A fruticultura de exportação vem crescendo rapidamente a cada ano no Brasil, e, ainda, representa um imenso potencial a ser explorado. Nosso cliente principal é a Rússia, que concentra a maior parcela do volume das exportações brasileiras de frutas frescas. Esse promissor mercado exportador tem como outros destinos, principalmente, o Canadá, Emirados Árabes, China, Estados Unidos, e demais países do leste europeu.

O Circuito das Frutas é um dos principais e mais bem estruturados circuitos turísticos do estado de São Paulo. O forte do Circuito está nas visitas às propriedades produtoras de frutas (uva, morango, caqui, pêssego, figo, ameixa, goiaba e acerola, entre muitas outras) e seus derivados, como licores e compotas.

Também conhecido como Polo Turístico do Circuito das Frutas, é formado por 10 municípios (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo) com tradicional e diversificada produção na área da fruticultura. A área total dos municípios que compõem o Circuito das Frutas é de 2.383 km², com população de 1.030.035 habitantes, em 2008.

A região é um pequeno paraíso. Em meio a belíssimas paisagens, destacam-se no Circuito das Frutas o turismo rural, a produção de frutas, a produção artesanal de vinho e doces e o contato com as raízes culturais e históricas do povo brasileiro.

Próximo à Grande São Paulo, o Circuito das Frutas dispõe de uma das melhores malhas viárias do Brasil, com destaque para as rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Está, também, localizado próximo aos principais aeroportos do estado, como o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, Congonhas, em São Paulo e Viracopos, em Campinas. A região do Circuito começou a ser povoada com a ocupação do território, no século XVII. Durante o século XVIII a região de Jundiaí foi entreposto de tropeirismo e, a partir do século XIX, teve seu desenvolvimento fomentado pela cafeicultura.

Em 1867, com a conclusão da Ferrovia Santos-Jundiaí, a cidade tornou-se uma estratégica área de entroncamento ferroviário. Chegaram, então, os primeiros grupos de imigrantes italianos, portugueses, espanhóis, japoneses, alemães, ingleses e árabes. Com a crise do café nos anos 30 do século XX, a população da região deu impulso à diversificação das culturas agrícolas, até a profusão de variedades atualmente cultivadas. A origem do Circuito das Frutas remonta a meados dos anos 90, quando produtores rurais da região buscavam no desenvolvimento do turismo rural alternativas para a viabilização econômica de suas propriedades.

No ano 2000, 27 produtores rurais reuniram-se para a constituição da Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas. Com a organização do movimento, a ele se juntaram as prefeituras dos municípios participantes, com apoio de entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/SP e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/SP. Na mesma época, o interesse do governo estadual no desenvolvimento de roteiros turísticos propiciou a condição necessária para que, em 2 de outubro de 2002, fosse oficialmente instituído o Polo Turístico do Circuito das Frutas. Desde então, tem sido crescente o número de turistas que o visitam e desfrutam da sua natureza privilegiada e dos sabores do campo.

Fonte:
Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento
Prefeitura do Município de Jundiaí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário