terça-feira, 23 de março de 2010

PORTUGAL - Pinturas de Mário Spencer - 2009.

Pinturas, Maré Negra e Naufrágio Século XIV
Obs 1 .: Esta série foi emitida para comemorar pinturas de Mário Spencer.
Obs 2 .: Impresso pelo CTT, em 2009.
Obs 3 .: Os selos referem-se ao 1º porte nacional, 0,32 Euros, até 20 gramas.
_____________________________________________________
Mário de Oliveira Spencer
Natural da Ouiné Bissau, nasceu em 26.03.1935 com nacionalidade portuguesa. Durante a sua vida desempenhou vários cargos administrativos tais como: Oficial de Justiça Interino do Tribunal da Comarca da Quiné Bissau e ainda Aspirante Administrativo dos Serviços de Administração Civil desta ex-província portuguesa.
Em Moçambique, desempenhou serviços idênticos, chegando a Administrador de concelho após ter sido Administrador de Posto dos Serviços Administrativos Civil. Foi Juiz de Paz e Municipal e alcançou o lugar de Presidente de Comissão Municipal. Após a Independência de Moçambique, regressou a Portugal onde foi integrado no Quadro Geral de Adidos, tendo prestado serviço na Comissão Ministerial da Administração Pública, Laboratório de Engenharia e Tecnologia Industrial e no Instituto Ricardo Jorge terminando a sua carreira administrativa como Chefe do Setor de Regime Juridico.
Grande parte da sua vida foi vivida em África, sendo um conhecedor absoluto das ex-provincias de: Cabo Verde, Guiné, Angola, Moçambique e de países como a Rodésia. África do Sul, Malawi etc. Na arte de pintar, considera-se apenas um autodidata.
Como estilo de pintura abraçou o tema paisagístico, transportando para a tela os mais variados recantos contidos na sua memória dos vários locais africanos por onde passou durante a sua vivência africana. É autor de inúmeras obras, todavia, devido à sua pacatez nunca as suas obras foram expostas publicamente.
_____________________________________________
Obrigado ao amigo : Joaquim Cortes (Joeltes).
Realização CNM - Clube Nacional de Maximafilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário