terça-feira, 23 de março de 2010

BRASIL - 50 Anos do Fusca - 1959/2009.

Obs 1 .: Selo com vinheta da comemoração dos 50 Anos do Fusca - 1959/2009.
Obs 2 .: Refere-se ao 1º porte nacional comercial, R$ 1,00, até 20 gramas.
_________________________________________________________________
 
Ele já tomou conta das ruas de todo o Brasil, já foi de uma cor, a até colorido, marcou uma geração e protagonizou filmes, desenhos animados e seriados. Mas, o que pouca gente sabe é que o Fusca, também conhecido como Volkswagen (carro do povo, em alemão), foi feito a partir de um pedido do ditador, Adolf Hitler, a Ferdinand Porshe. O lançamento oficial do veículo ocorreu em 1935, na Alemanha. No entanto, só começou a ser produzido em série a partir de 1939, no início da 2º Guerra Mundial, tornando-se veículo militar - estima-se que 70 mil unidades foram produzidas à época.
Com o fim da guerra, o Fusca já tinha se tornado popular na Europa, e, em 1949, já havia mercado próprio nos Estados Unidos. No início da década de 1950, o veículo começou a ser vendido no Brasil. Vale ressaltar, que até 1956, tecnicamente falando, pouco do projeto original do carro foi mudado.
Em 1959, o "carro do povo" passou a ser produzido em 5010 brasileiro. De lá pra cá, o fusca sofreu adaptações, passou por ajustes técnicos, ganhou mais potência, e ainda continua a despertar o interesse de uma parcela considerável da população. Este ano, o veículo foi eternizado, por meio do lançamento de selo e carimbo comemorativo do "Cinquentenário do primeiro Fusca brasileiro".
Para a ocasião, a Volkswagen do Brasil reuniu colecionadores e representantes da imprensa automobilística, no dia 18 de fevereiro. O evento, realizado em São Paulo, contou com uma exposição de Fuscas, de diferentes fases de produção, que dava uma ideia da força do colecionismo do veículo, o que atraiu inúmeros integrantes da Confraria do Fusca e do Clube do Fusca do Brasil.
Representando a Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana, o Gerente da Reop-01, Sidnei Lemos de Moraes, convidou o Diretor da Volkswagen do Brasil, Leonardo Soloaga, para a obliteração do selo personalizado, um dos momentos mais aguardados. "O Fusca arrebatou o coração de milhões de brasileiros e suas famílias e, não sem razão, acabou por se transformar em objeto de colecionador e fonte de inspiração para o cinema", afirmou em, seu discurso o Diretor Regional. Os cerca de 100 convidados receberam no final do evento exemplares do selo personalizado.
CARIMBO COMEMORATIVO

CURIOSIDADES

Uma das primeiras famílias a comprar o Fusca, no Brasil, foi a Matarazzo, a mesma a qual pertenceu a cantora Maysa;
Em 1950, O carro vinha desmontado da Alemanha (ou em kits "CKD", "Com-pletely Knocked Down"), e curiosamente não era montado pela Volkswagen, que ainda não havia se instalado no Brasil;
Em 1965, foi o ano do lançamento do Fusca com teto-solar, que ficou co-nhecido como "Cornowagen". O modelo foi rejeitado e muitos proprietários, incomodados com o apelido (segundo rumores dado ao carro por um executivo da Ford), mandaram fechar o teto;
Em 1979, houve uma alteração no modelo e as lanternas traseiras passaram a ser maiores e ficaram conhecidas como "Fafá", em alusão aos seios da cantora Fafá de Belém;
Em 1986, a Volkswagem para de produzir o Fusca, mas retoma a produção do veículo em 1993, a pedido do então presidente, Itamar Franco;
Em 1996, foi anunciado o novo fim da fabricação do veículo. Para comemoração da sua última série de fabricação, foram fabricados 0s últimos 1.500 Fuscas carinhosamente dados numa versão "Fusca Série Ouro", onde os últimos 1.500 proprietários de fuscas "novos" têm seus nomes guardados em um "Livro de ouro da VW."
Fonte: Fusca Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário