quarta-feira, 13 de outubro de 2010

URUGUAI - 1992.


Data de emissão, 05/08/1992.
Obs .: Esta é a primeira emissão de selos da temática Mercosul.
O Mercosul é o mais importante projeto de política externa do Brasil. Decorridos praticamente quinze anos desde a assinatura do Tratado de Assunção, o MERCOSUL representa hoje um agrupamento regional economicamente pujante e politicamente estável, que tem sabido aproveitar os ensinamentos e as oportunidades da globalização e tem, assim, atraído, cada vez mais, o interesse de todo o mundo.

A assinatura, em 26/3/91, do Tratado de Assunção, culmina um processo de negociações iniciado em agosto de 1990 entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O Tratado materializa antiga aspiração de seus povos, refletindo os crescentes entendimentos políticos em âmbito regional, a densidade dos vínculos econômicos e comerciais e as facilidades de comunicações propiciadas pela infraestrutura de transporte dos quatro países.

A integração em curso dá cumprimento a dispositivo incorporado no artigo 4, parágrafo único, de nossa Constituição e é ferramenta valiosa para a inserção mais competitiva das quatro economias no mercado internacional, em um quadro em que se destacam a formação de grandes blocos econômicos e os grandes desafios impostos pela globalização

Constituindo-se na mais recente experiência de integração da América do Sul, o Mercosul é, sem dúvida, uma das mais bem sucedidas iniciativas diplomáticas da história do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário